Ilhas Maldivas querem ser o primeiro país com emissão zero de carbono

maldivas.jpg, aquecimento global efeito estufa, ilhas maldivasAs Ilhas Maldivas, pequeno país insular localizado no Oceano Índico abaixo da Índia, anunciaram que pretendem se tornar o primeiro país do mundo a possuir taxa zero de emissão de carbono, adotando energia limpa.

Segundo o site da BBC, a medida extrema está sendo tomada porque as Ilhas Maldivas serão um dos primeiros países a desaparecer, caso a temperatura do planeta continue a subir. Um documento publicado pelas Nações Unidas em 2007 alertou para um aumento de 58 centímetros no nível do mar até o final desse século. Caso isso aconteça, o conjunto de 1.192 ilhas estará submerso até 2100.

O anúncio, feito pelo presidente Mohamed Nasheed, fala que todas as ilhas do país utilização energia renovável, como energia eólica e solar. “Nosso objetivo é nos tornarmos um país sem carbono em uma década”, declarou.

Para isso, devem substituir completamente o petróleo por energia limpa e ainda comprar créditos de carbono da União Européia, para que também anulem a emissão de carbono das viagens de avião realizadas até o país, em sua maioria de cunho turístico. “As mudanças climáticas afetam a todos nós. Os países precisam se reunir para eliminar o carbono da economia mundial”, falou Nasheed.

O projeto custará US$ 1.1 bilhões, e contará com 155 turbinas de vento de 1.5 Megawatts, que serão distribuídas entre o arquipélago, e também 500 metros quadrados de painéis solares. Todo esse arsenal poderá alimentar a residência de 385.000 pessoas, noticiou o site TG Daily.

Um sistema de baterias reserva também está planejado, caso a energia eólica e solar não sejam suficientes. Entre as idéias, esperam sustentar uma fábrica a partir de cascas de coco em Male, a capital do país.

Atualmente, o país importa óleo diesel para sustentar o sistema de energia. “Vai custar muito dinheiro, mas iremos economizar o mesmo tanto por não termos que importar o óleo”, declarou o presidente.

Fonte: Geek

2 comentários em “Ilhas Maldivas querem ser o primeiro país com emissão zero de carbono”

Deixe um comentário