Instalação do XP no computador de 99 reais (passo a passo)

Atendendo a pedidos, segue as linhas gerais da instalação do Windows XP no Fic Conectado.

Material necessário:

– Drive de CD
– Outro micro para usar a fonte para o drive de CD
– CD do Windows XP
– Cabo IDE 80 vias para 2 dispositivos

Passo 1: Desbloqueio do Fic Conectado

Antes de instalar o XP no FIC é necessário desbloqueá-lo. Sem o desbloqueio, não dá nem entrar na BIOS e instalar outro sistema operacional é impossível.

Passo 2: Instalar o Windows XP

Não vou aqui descrever o processo de instalação do Windows XP. Ele é igual a instalação em outro computador. O objetivo aqui é preparar o Fic para bootar o CD de instalação e configurar o sistema operacional para utilizar a menor quantidade de recursos possível.

– Desligue e abra o FIC. É possível abrir utilizando uma chave de fenda. Não é muito fácil mas é possível abrir.
– Configure o CD como Master e o HD como Slave.
– Solte o parafuso que prende o HD e conecte o cabo IDE no HD e na placa mãe.
– Na outra ponta conecte no drive de CD e ligue o cabo de força dele na fonte de outro computador.
– Habilite na BIOS o Boot pelo CD e coloque o CD como o primeiro dispositivo a ser bootado.
– Comece a instalação do XP. Delete as partições do disco e crie as partições conforme as suas preferências. Eu criei um C: com 2 GB e um D: com o resto.
– Depois do segundo reboot solicitado pela instalação do XP, desligue o computador e o FIC, desconecte o CD, mude o HD para Master novamente e conecte o cabo original.
– Feche o FIC e religue-o.
– Entre na BIOS e coloque o HD como o primeiro dispositivo a bootar.
– Depois que o sistema operacional subir desative pelo menos o serviço Temas ou Themes no XP em inglês.

Conclusão:

Exceto pelo fato de acertar as configurações de Master e Slave, a instalação ocorreu sem problemas. A configuração acima foi a única que funcionou para mim. Outras configurações não bootavam ou travavam o FIC. Eu tentei criar um pendrive que subisse com a instalação do XP mas não consegui. Isso evitaria precisar abrir o computador e facilitando todo o procedimento. Se alguém sabe como criar um pendrive bootável com a instalação do XP, por favor me avise que eu atualizo o procedimento. Acho que seja possível instalar utilizando um CD pela porta USB, mas como não tenho nenhum, não pude testar.

Eu instalei o XP sem nenhum Service Pack e a performance está aceitável, não boa mas dá para trabalhar. Acredito que se for instalado o Service Pack 2, a máquina não terá desempenho suficiente para uso freqüente. Talvez para deixar fazendo download de Torrent funcione bem. Acredito também que o Windows 2000 Professional deve funcionar melhor já que usa menos recursos que o XP.

Vou colocar um procedimento em breve aqui para instalar Linux. Fiquem ligados.

24 comentários em “Instalação do XP no computador de 99 reais (passo a passo)”

  1. Pingback: Vicente via Rec6
  2. Vicente ou algum amigo que chegou a entrar na Bios… existe a op??o l? de Bootar via USB?
    Pq se houver essa op??o ent?o o problema seria em fazer a pendriver bootavel…. mas se noa houver a op??o na bios de bootar via pendriver acho que nem adianta…. eu ja vi gente fazendo pendriver boot?vel….principalmente com linux…
    abra?os

  3. Existe sim. Bootar com pendrive eu j? consegui. Tenho um pen com damn small linux e funcionou legal.

    T?m alguns tutoriais na internet para fazer uma instala??o de Windows no pendrive mas n?o como bootar a instala??o do XP.

    Se algu?m tiver alguma luz, por favor, me avise.

    Abra?os.

  4. Instalado e funcionando! N?o consegui instalar usando o esquema do cabo IDE e drive de CD. Usei um drive USB, demorou mas instalou certinho. Instalei o Windows XP SP2, ficou bom.

  5. Ademir…. entao vc nem precisou abrir a marmitinha n?? Show…
    O ideal seria via pendrive que hj quase tudo mundo tem uma… drive USB nem todos…. mas isso prova que tb d? ….
    abra?os

  6. Eu abri, mas n?o precisava. Eu tenho um gravador de DVD USB, mas tamb?m n?o funcionou, ent?o desmontei meu HD externo e conectei um drive de CD no lugar do HD, funcionou… N?o tem a op??o de bootar pela USB mas ele faz isso automaticamente se tiver um dispositivo boot?vel conectado.

  7. Pode nao ser uma Luz no t?nel…mas quem sabe uma lanterninha:
    http://superdownloads.uol.com.br/download/27/windows-xp-professional-utility-setup-disks-floppy-boot-install/
    Detalhe: Publicado por Microsoft Corporation .
    Crie os disquetes de boot para instalar o Windows XP. Este ? o procedimento ideal para m?quinas que n?o t?m CD-ROM ou n?o suportam boot pelo CD-ROM.
    Se der pra passar pra pen drive…. vou fazer uns teste por aqui…. se alguem se interessar tb seria legal.
    Abra?os

  8. E tem mais esse aqui :
    http://superdownloads.uol.com.br/download/50/flashboot/#
    Ferramenta para gera??o de dispositivos boot?veis n?o convencionais, como discos USB e cart?es de mem?ria flash USB. Quais s?o os benef?cios que isso pode trazer a voc?? Cart?es de mem?ria flash USB, se comparados a disquetes, t?m tamanho, rapidez e confiabilidade muito superior. Se comparados a CD-ROM, s?o dispositivos de escrita rand?mica, ent?o voc? poder? fazer o backup de seus dados na mesma m?dia utilizada para bootar, sem a nessecidade de reformatar ou regravar a m?dia inteira. Al?m disso, o custo por megabyte continua a cair, mas esse n?o ? o caso de CD-ROMs e disquetes. E o mais importante: voc? ter? um dispositivo boot?vel que poder? ser conectado em qualquer lugar, a qualquer PC que possuir uma porta USB.

    Pense: se voc? precisa consertar um PC que n?o tem drive de CD ou de disquete (muitos PCs corporativos n?o t?m, por motivos de seguran?a), isso n?o ser? um problema para voc?.

    Para notebooks, ent?o, a festa ? completa. Mesmo se a m?quina possuir o drive de CD, voc? n?o poder? trabalhar com ele por muito tempo, pois a bateria obviamente n?o aguentar? faze-lo funcionar por muito tempo.

    Mesmo se voc? for um usu?rio com acesso apenas ao PC de sua casa, poder? consertar seu computador com o aux?lio de seu CD-ROM boot?vel. OK. Mas e se for o drive de CD-ROM que falhar? Voc? ser? capaz de bootar ou restaurar o backup sem ele?

    Limita??es da vers?o:

    O boot funciona uma ?nica vez, porque as informa??es de boot s?o apagadas durante o primeiro boot;
    Voc? poder? transferir sistema para dispositivos USB no m?ximo dez vezes.

    Quem sabe….. vou tentar algo por aqui e se alguem puder ajudar…. 🙂

    abra?os

  9. Vendo melhor os programas acima ( os 2 ) acredito que combinando eles teremos uma esperan?a , pois o flashboot Converter disquete para USB Flash disk (um disquete ou um arquivo de imagem podem ser utilizados) . Pois n?o vi algo do tipo CD instala??o do XP pra USB Flash.
    Mas como ta um pouco tarde…. heheheh vou dormir… fica aqui a dica….
    ps: vejam as telas do FlashBoot … ou se instalar o programa tem um Help …
    abra?os

  10. Eu j? havia visto este tutorial, mas ele n?o carrega a instala??o do XP e sim um vers?o enxuta do mesmo.

    Mesmo assim, muito obrigado pelo empenho.

    Abra?os.

  11. Bom… fiz mais uma coisinha aqui…. fiz o tal Pendrive com boot da “versao enxuta do XP” o suficiente pra dar boot e entrar uma tela bem simples MASSSSS que la tem o CMD e o que me ocorreu foi e se eu copiar todos os arquivos do Cd de instala??o do XP pra pen Driver…. literalmente fiz isso … copiei o CD de instala??o literalmente pro Pen driver…
    Ai o que eu tinha!? Um pen driver Botavel com a “vers?o enxuta do xp” + todos os aquivos de instala??o do CD no pendriver…..
    entrei no CMD e dai ate a raiz do pendriver e executei o arquivo SETUP e nao ? que abriu a tela de instala??o!?
    Mas parei ai pq se nao corria o risco de instalar o XP no meu HD e perder tudo …. ai precisaria um PC com HD limpo Ou melhor o proprio FIC desbloqueado para fazer o teste final e ver se conclui….
    Se algu?m puder fazer o teste…. o maximo que vai aconcetecer ? nao funcionar…. vale apena tentar antes de abrir o FIC e usar o metodo de IDE….
    abra?os

  12. O Windows XP n?o tem os drivers de ?udio e v?deo, tem que instalar. Aqui mesmo no blog tem um link para baixar. Sem instalar o audio e o video ficam como “dispositivo desconhecido” no gerenciador de dispositivos.

  13. PRECISO DE MUITA AJUDA POR FAVOR !! FIZ UMA GRANDE BESTEIRA, TENTEI INSTALAR O XP, MAS O WINDOWS CE N?O ESTAVA DESBLOQUEADO. AGORA RESUMINDO O HD ESTA FORMATO, MAS NADA DE SISTEMA COMO EU FA?O PARA INSTALAR NOVAMENTE O WINDOWS CE, OU COMO RESTAURAR . OBRIGADO!

  14. Putz! Voc? vai precisar de um disco de restaura??o do Windows CE, n?o sei se vem na caixa junto com o produto. Se n?o tiver o CD , tente achar algu?m que tenha um outro FIC com Windows CE e fa?a imagem de um para outro em outro computador do hd com CE para o seu.

    Antes de instalar o XP ? preciso desbloquear, conforme procedimento descrito aqui.

  15. Eu guardei um HD original aqui, se algu?m me disser como eu fa?o uma imagem dele posso gravar em CD ou DVD e mandar para voc

  16. N?o estou encontrando os drivers de audio e video para o xp vc poderia me fornecer o site?

  17. Instalei um novo HD de 40Gb que tinha aqui sem uso. Instalei o XP a partir do CD, conforme as dicas. O XP inicia sem problemas, porém, quando a leitora é disconectada o XP não inicia. Já modifiquei na bios a ausência deste drive, mas ele não inicia. Alguém pode me ajudar? Abs!

Deixe um comentário