Porque você deve jogar o Firefox no lixo agora

Depois que eu deixei de usar o Internet Explorer 6,  o Firefox vinha sendo meu browser padrão. No último mês fiquei injuriado e mudei definitivamente para Chrome. Abaixo listo algumas razões do porquê você também deve mudar para o navegador do Google.

  • O Firefox é lento. Parece que desde a versão 3.o software da Fundação Mozilla vem se tornando um browser cada vez mais pesado. Tanto no Linux quanto no Windows demora um tempão para carregar. O Chrome carrega muito mais rápido.
  • O Firefox é instável. De vez em quando dá travadas inexplicáveis e não é só comigo. Quando uso o Firefox no Ubuntu para acessar o Yahoo! Mail as travadas são ainda mais frequentes.
  • O Chrome tem mais área para visualização das páginas. Eu não medi, mas parece que o Chrome tem pelo menos uns 30 pixels a mais na sua tela. Se você tirar a barra de favoritos, a área aumenta ainda mais. Compare:

  • Proxy + Firefox + Linux = Desgosto. Acessar a Internet usando Firefox no Linux é infernal. Se por acaso o proxy der algum erro 407 (Authentication Required) o browser fica pedindo usuário e senha toda hora. No Chrome ele só pede a senha na carga do browser e depois não pede mais.
  • No Chrome a barra de endereços é também a barra de pesquisas. Pra que ter duas caixas de texto? Não deve ser muito difícil criar um algoritmo para decidir se eu quero acessar um site ou fazer uma pesquisa.
  • Pra que servem as Personas? Uma das “grandes” evoluções na versão 3.6 do Firefox, foi a possibilidades de usar “skins”. Pra que? Para usar mais memória e demorar mais para carregar?

A Fundação Mozilla ainda tem tempo de redimir-se na versão 4.0, se continuar na mesma linha o Firefox está indo no mesmo caminho do Netscape.

4 comentários em “Porque você deve jogar o Firefox no lixo agora”

  1. Após o lançamento do Firefox 4 creio que algumas das suas reclamações acabarão.
    1. O firefox 4 será bem mais rápido que o 3
    2. O firefox 4 será bem mais estável que o 3
    3. A área de visualização do firefox irá aumentar. Ainda não ficará ampla como o chrome mas ficará maior
    4. No firefox 4 o campo de endereços também servirá como campo de pesquisa.

  2. Seguinte, e com relação a funcionalidade “Modo offline” disponivel tanto no firefox quanto no IE? Realmente compartilho da sua opnião com relação ao Firefox, e comprovei já a vantagem do Google Chorme sobre os concorrentes.
    Mas ele ainda não disponibiliza a possibilidade de trabalhar em Modo Offline, conhece alguma solução para esta funcionalidade ainda não implantada?

Deixe um comentário