Revolucione seu datacenter com o VMware ESXi

vmware.gifNos últimos meses o Blog do Vicente publicou vários artigos sobre o software de virtualização gratuito VMware ESXi. Eu acredito que este software é um marco na maneira como os datacenters serão gerenciados daqui para frente:

VMware lança versão ESXi grátis: Seu datacenter nunca mais será o mesmo

Como instalar o VMware ESXi

Como criar máquinas virtuais no VMware ESXi

Como compartilhar recursos eficientemente no VMware ESXi

Como mover máquinas virtuais entre servidores VMware ESXi

Criando Snapshots no VMware

Usando um servidor NFS como meio de armazenamento para o VMware

Usando um servidor NFS como meio de armazenamento para o VMware – Parte II

Como aumentar o tamanho dos discos no VMware ESXi

Como aumentar o tamanho de partições Windows

Convertendo máquinas físicas em máquinas virtuais no VMware

14 comentários em “Revolucione seu datacenter com o VMware ESXi”

  1. Pingback: Vicente via Rec6
  2. É Vicente, melhor coisa que inventar nos últimos tempos foi o VMWARE, excelente =)

    ao todo já implantei 4 Serividores Base com VMware ESXi, aqui na empresa,
    rodando um total de 14 máquinas virtuais

    e eu sempre te enchendo hehehe

    Muito bom

  3. Olá Vicente!!!

    ótimos artigosss

    uma dúvida!

    A única maneira de gerenciar o Vmware ESXi é com o Vmware Infrastructure???

    não tem uma maneira também free de fazer isto?

    abraço

  4. Caro Vicente,
    Poderia me informar se existe alguma ferramenta gratuita para gerenciar o Vmware EXSi que seja em ambiente gráfico ? Instalei alguns servidores para homologação e minha licença expirou, não tenho nem como reiniciar as maquinas virtuais.
    Grato pela ajuda.

  5. Cara ve se tem como me ajudar, eu to com um HP proliant ml 110, to tentando instalar o vmware esxi mais ta falando que o harware não é compativel, to procurando aqui mais ta dificil

  6. Vicente, me registrei no saite da vmware porem nao sei onde colocar o registro no servidor vc pode me ajudar?
    Ps: Estou usando o esxi 4

  7. Oi Leonardo

    Para fazer o backup das suas máquinas virtuais há duas abordagens:
    1) Faça backup dos dados com um cliente de backup dentro da máquina virtual. Pode ser o NTbackup, Bacula ou algum software de terceiros. No caso de Linux você pode usar o tar ou Bacula.
    2) Faça backup da máquina virtual inteira. Para isso você pode tirar um snapshot da máquina virtual e copiar os arquivos .vmdk e .vmx. Se você não quiser tirar um snapshot, desligue a máquina virtual e copie os mesmos arquivos.

    No segundo caso, note que você utilizará para, em caso de contingência, precise restaurar o seu servidor. O primeiro caso obrigatoriamente ser feito diariamente.

  8. Valeu. ótimos artigos.

    Tenho uma pergunta para voce. Por acaso voce conhece algum plug-in para ferramenta de monitoramento Nagios que monitore o ESXi . Os que tem no site de plugins oficiais não funcionam direito com a minha instalação. Ou voce teria um dica de como posso fazer o monitoramento do VM ESXi?

    Até

    André

  9. No VMware ESX (aquele que é pago) dá para habilitar SNMP. No ESXi não sei, se descobrir, me avise que eu coloco aqui no blog e lhe dou os créditos.

Deixe um comentário