Parafraseando uma hiena muito pessimista. “Isso não vai acabar bem, ó dia, o vida, ó azar”.
Nem bem a Claro tentou inovar nas vendas do iPhone aqui no Brasil promovendo uma espécie de reserva do aparelho mediante pagamento de R$ 100,00, já está sendo notificada pelo Procom. Ela até pode cobrar por reserva, mas tem que dizer quanto vai custar. No mínimo vai ter que pagar uma multa por estar infringindo leis e vai ter que repassar esta multa para o consumidor aumentando o preço final do iPhone.
“vai ter que repassar esta multa para o consumidor” é uma frase muito forte.
A empresa repassa o custo por que não quer ficar no prejuizo e esse tipo de atitude corporativa é o que enterra por água abaixo a popularização de vários serviços e bens de consumo.
É desse jeito que somente a classe média do Brasil paga imposto. Pobre não paga porque não tem dinheiro. Rico não paga porque tem muito dinheiro. As empresas não pagam porque repassam todo esse custo para o consumidor.
Eu sei. É a vida… mas não é a única vida possível!