VMware lança versão ESXi grátis: Seu datacenter nunca mais será o mesmo

Praticamente todo profissional de TI conhece a VMware. Esta empresa foi a pioneira na implementação de Virtualização no ambiente Intel/AMD.

Com o aumento da concorrência (leia-se Microsoft e Xen Source) a VMware começou a não ser a única solução e lançou vários produtos gratuitos, entre eles o VMware Player e VMware Server. Nesta semana foi disponibilizada a versão ESXi gratuitamente.

Para saber a importância deste fato, analise os produtos de virtualização gratuitos da VMware:

VMware Player: Para usuários que querem testar appliances prontos como distribuições Linux. Não possui o recurso de criar máquinas virtuais. Roda em cima de Windows e Linux como aplicação.

VMware Server: Tem por objetivo rodar servidores de teste, não recomendado para servidores de produção com grande carga de IO. Roda em cima de Windows e Linux com serviço.

Abaixo diagrama das “camadas” do hardware físico até a máquina virtual no VMware Player e VMware Server:

Diagrama do VMware e VMware Player

VMware ESXi: Versão light do produto já consagrado VMware ESX. Trata-se de uma camada de software re roda diretamente no hardware, sem a utilização de sistema operacional (o que não acontece como o VMware Player e VMware Server). Abaixo diagrama ilustrativo:

Diagrama do VMware ESXi

O fato de dispensar o sistema operacional hospedeiro, aumenta dramaticamente a velocidade de IO, CPU e memória das máquinas guests.

A instalação do produto é ridiculamente simples, demora menos de 10 minutos. Não é necessário se preocupar com drivers, desde que você instale em use servidor de verdade (Dell, IBM, HP ou Sun).

Uma vez instalado, é possível configurar o IP, senha de root e alguns outros parâmetros utilizando assistentes da console.

Depois de configurado, basta acessar via navegador o IP do servidor, baixar o cliente e começar a criar suas máquinas virtuais.

Agora respondendo à pergunta: Porque o VMware ESXi vai revolucionar o seu datacenter?

1) Na maioria das vezes, os servidores ficam ociosos a maior parte do tempo. Desde que você tenha bastante memória (4 GB ou mais) você pode facilmente colocar 3, 4 ou até 5 servidores virtuais no mesmo hardware físico. Economiza, espaço, energia elétrica e ar condicionado. Tudo isso sem comprometer o tempo de resposta das aplicações.

2) Você não vai ter que ficar procurando drivers para instalar nos seus servidores. O hardware virtual é padrão e “emula” dispositivos que qualquer sistema operacional dá suporte.

3) Se você utilizar um NAS (usando NFS) ou storage, é possível garantir disponibilidade muito maior para seus servidores. Caso algum servidor ESXi falhe, dá para subir a máquina virtual em outro host que tenha o ESXi instalado e tenha acesso à partição das máquinas virtuais. E o melhor de tudo: O VMware ESXi suporta tanto NAS quanto acesso a discos em storage.

Claro que a VMware não dá ponto sem nó, tudo isso vai deixar você com um gostinho de quero mais. Existem outros produtos, que permitem mover máquinas virtuais entre hosts diferentes sem desligar a máquina, mover os discos virtuais da máquina de lugar sem desligar,  administrar vários servidores VMware de uma console única. Só que estas licenças são cobradas, mas você não vai precisar reinstalar nada, já que é só adicionar as licenças que os recursos que estavam desabilitados estarão disponíveis.

IMPORTANTE: O VMware ESXi é voltado para o uso em servidores. Depois de instalado no servidor, a console dele não pode acessar as máquinas virtuais nele contidas. Se você quiser instalar um software de virtualização na sua estação para “brincar”, instale o VirtualBox.

Quer testar o VMware ESXi? Registre-se e baixe o software daqui.

Leia Mais

Como instalar o VMware ESXi

Como criar máquinas virtuais no VMware ESXi

Convertendo máquinas físicas em máquinas virtuais no VMware

Lançado VMware Player 3.0

Como instalar e usar o VirtualBox

Como instalar o Windows XP usando um pendrive

Como instalar o Ubuntu de dentro do Windows

41 comentários em “VMware lança versão ESXi grátis: Seu datacenter nunca mais será o mesmo”

  1. Pingback: Vicente via Rec6
  2. Muito boas as informações sobre a virtualização usando o VMware, gostaria de pedir sua ajuda, vc acha possivel instalar o vmware esxi em um desktop, sei que ele não é indicado, mas precisamos fazer uma implementação, e não vamos comprar um servidor para testes. Desde já agradeço

  3. Vicente, belo tutorial… diga-me coisa…
    No caso dos Thin Clients da WYSE que rodam o THIN OS Wyse que da Suporte a RDP e VMware View, é possível acessar uma VM no ESXi com alguns dos 2?

    Como seria para disponibilizar a VM no Thin Client?

  4. Dênia

    Se o VMware tiver todos os drivers para os dispositivos, não vejo problema. Dá para instalar em uma estação.

    Fabrício

    Já que seu thin client suporta RDP, basta instalar XP ou 2003 e acessar seu computador do mesmo jeito que faria com máquinas físicas.

  5. Obrigado por dispor de seu conhecimento e publica-lo.
    Gostaria de saber como ter acesso a um servidor ESXi por meio de um desktop rodando linux. Pelo windows basta instalar o client que acompanha a distribuição.
    Desde já, muito grato pela atenção.

  6. Oi Allan

    Este é um problema. Não existe cliente para Linux gráfico para Linux. Se você acessar o host ESXi via browser vai poder fazer download de ferramentas para administrar o servidor via linha de comando, o que não é muito fácil…

    No VMware ESX (pago) existe uma console simplificada que permite realizar operações básicas (Power ON, Power Off e Reset) além de permitir o acesso a console via web, mas isso não está disponível no ESXi.

  7. Boa Tarde Vicente,

    gostaria de saber por exemplo se eu instalar no meu Dell PowerEdge 1900 o vmware ESXi 4.0 e instalar um windows server 2003R2 posso fazer ele de servidor de arquivos do tipo doc,pdf,jpeg etc

    obrigado

  8. Ola Vicente, belo tutorial, gostei tanto que implementei no meu trabalho, mais tenho uma duvida, instalei o ESXi , quando rodo o client para genrencia as maquinas virtuais , ele fala que minha licença vai expirar em 40 dias, gostaria de saber oque acontecera depois que a licenca expirar, eu vou perder o controle das mvs pelo client?? terei que pagar pra continuar usando???

    Parabens pelos tutoriais

  9. Você precisa se registrar no site da VMware e colocar a licença que eles te derem no seu servidor.

    Se você não fizer isso, depois que expirar o prazo, não conseguirá dar Power On nas máquinas virtuais que desligar.

  10. Parabéns Vicente, seu blog está ótimo… Você não tem idéia que quanto ajuda outros profissionais e estudantes ao compartilhar os seus conhecimentos.
    Estes que vem aqui e deixam comentários não são 1% dos que lêem e aplicam os conhecimentos adquiridos aqui!
    Continue assim!

  11. Ola Vicente mais uma vez obrigado por esclarecer a minha duvida
    Quando me registrei no site do VmWare ele me deram uma licenca,
    Como voce tinha me respondido, que eu teria que registrar o meu vmware, eu ja tenho a licença, agora gostaria de saber como eu coloco a licenca no meu servidor para ele nao expirar e eu ficar sem rodar as minhas vms
    Ja tenho varias vms rodando nele e em funcionamento, nao posso deixar jamais ele parar, pois sao serviços importantes que estao nessas vms
    E fora que é em um orgao do governo

    Obrigado

  12. Vicente, primeiramente parabéns pelos artigos sobre o VMWARE. Li todos e utilizei todas suas dicas. Entretanto, algo não está bom. Virtualizei um Win2k3 STD R2 num DELL 1800 com 2xXeon 3Ghz e 6 Gb de memória utilizando o VMWare ESX1 4. O servidor virtual está com 4 processadores e 4 gb de memória. O desempenho está pior que num servidor fisico semelhante com metade dessa capacidade rodando a a mesma aplicação. Alguma dica? Outra coisa: Como atribuir endereços à segunda placa física de rede e utilizá-la para balanceamento da carga?
    Grato. Marcos.

  13. Olá Marcos

    A performance não deveria estar tão ruim. Você instalou o VMware Tools no servidor?

    Para utilizar a segunda placa de rede, você precisa colocá-la no Virtual Switch como ativa. Com isso o Vmware ficará balanceando a carga entre as duas.

    Qualquer outra dúvida, grite.

  14. Olá, Vicente. Grato pelas respostas. Respondendo sua questão: sim, eu instalei o VMWare Tools. Entretanto, este servidor eu migrei de um VMWare Server. Poderia ser este o problema? Seria o caso de desinstalar e instalar estas ferramentas?
    No caso da placa de rede, pela sua resposta imagino que o endereço da placa deveria vir do meu DHCP. Mas seu eu quiser configurar um endereço fixo, como fiz com a primeira, não encontrei a forma. Na configuração do servidor VMWare, não falo atraves do vCenter, somente tenho possibilidade de habilitar ou não a segunda placa.
    Mas e o endereço?
    Grato. Marcos.

  15. Olá Vicente, parabens pelo blog, está show de bola. estou com um projeto para montar um ambiente virtualizado aqui na empresa, tenho 2 servidores poweredge 1900 e um T100 da Dell. A duvida é a seguinte, o ESXi vai rodar sem problema nesses servidores, pois entrei em contato com a Dell e eles me informaram que na compra dos equipamentos eu teria que ter adquirido algo tipo um chip com drivers para funcionamento do recurso de virtualização.

    Grato, Tiago.

  16. Amigo, bom dia!

    Sabe me dizer se consigo dar boot direto na storage? Meu servidor (IBM), não possui discos, quero realizar a instalação, e buscar direto na storage o disco para instalação do ESXi. Obrigado!

  17. Alguém pode me informar como criar um cluster com o ESXi 4. Já instalei em duas máquinas, mas com o vSphere só consigo ver o primeiro servidor físico e as máquinas virtuais criadas. Gostaria de poder transferir VM de um servido para outro e principalmente verificar a melhora ou não da performance do sistema como um todo. Alguém pode me informar como fazer? Obrigado!

  18. Bom dia,

    Antes de mais nada muito bom o seu artigo sobre o VMWARE. Trabalho com servidores virtuais ja em VMW, gostaria de saber se possui instalado algum firewall virtualizado com varias interfaces de rede e acesso a internet? E seguro?

    Obrigado,

    Mário

  19. O VMware virtualiza perfeitamente as interfaces de rede, com tag ou não (802.1Q). Nossa empresa não utiliza, mas eu não vejo problemas, desde que você efetue todos os testes antes de colocar em produção.

  20. Vicente, Parabén pelo artigo. Gostaria de saber qual console é mais indicado para usar no ESXi 4.0.1. Outra duvida seria usar como cluster onde as VMs estão em um storage.

    Grato.

    Rodrigo.

  21. Oi Rodrigo

    Com relação à console, o VMware inclui uma. Basta apontar para o endereço do servidor no browser e fazer o download.
    A segunda pergunta eu não entendi, vc pode explicar melhor o que quer fazer?

  22. Vicente, bom dia…!
    Encontrei seu blog procurando por informações do VMWare, como transferir máquinas virtuais de um host fisico para outro. Vou fazer as simulações aqui para ver se dar certo. Mas estou entrando em contato para ver se vc tem alguma solução para backup das imagens. Estou usando o script ghetto, mas estou tendo problemas com as unidades NFS. Elas se perdem durante a copia das imagens. Vc tem alguma documentação sobre isso?!

    Obrigado!

  23. Vicente bom dia, instalei o VMware esxi 4.1, porem as maquinas virtuais estão com uma lentidao muito grande na transferencia de arquivos entre as maquinas fisicas, sabe me dizer o que pode ser, ja fiz tudo o as pessoas dizem no google, forum e etc, ja instalei o vm tools nas maquinas virtuais mas continua a mesma coisa.

    teria como me ajuda?

  24. Vicente bom artigo, mas gostaria de virtualizar um firewall, o que você acha? É um powewr edge r410 com 8gb ai virtualizaria o firewall, dhcp, squid e Windows 2008 r2

Deixe um comentário